Assessoria Pedagógica


PROPOSTA
A Caburé Assessoria Pedagógica oferece um grande repertório de serviços para promover mudanças e melhorias no contexto educacional, visando ao crescimento qualitativo nos processos de ensino-aprendizagem na relação professor-aluno e, assim, auxiliar a escola a conquistar melhores resultados institucionais.

O foco do trabalho incide na formação pedagógica, visando à reflexão e ações práticas que melhorem os aspectos de gestão de mantenedores, coordenadores e professores para que desenvolvam situações de aprendizagem significativas para os alunos. A Caburé quer corroborar para uma atuação com foco em excelência de cada escola parceira, promovendo estudos, análises, avaliações e encaminhamentos que auxiliem a transformação e o crescimento do trabalho pedagógico, colaborando desta maneira para o destaque dos diferenciais do parceiro e contribuindo para a melhoria da educação brasileira.

PERCURSOS PEDAGÓGICOS
Na proposta de atendimento da Caburé existem várias ações com focos diferenciados para o apoio de todos os atores da escola.

Análise e revisão do Projeto Político Pedagógico
É extremamente importante que a escola comunique sua proposta pedagógica para seu público interno e externo; esta ação visa fortalecer a identidade da instituição de tal modo que amplie sua visibilidade e valorização pela comunidade educacional.
Ações: análise de documentos, análise comparativa com a BNCC, entrevistas com gestores e equipes pedagógicas, formatação de um documento único a ser socializado com toda a instituição.


Formação de professores
Os professores são a essência do trabalho pedagógico, por isso há necessidade de refletir sobre a sua prática a partir do PPP de suas escolas. Os movimentos de estudo e troca de experiências são fundamentais para o crescimento da escola como um todo.
Ações: encontros periódicos para troca de experiências com o grupo, reuniões por segmento ou individuais, a partir das demandas diagnosticadas, observação da sala de aula, análise de planejamentos.


Formação de coordenadores
A coordenação pedagógica acaba sendo uma grande mediadora, que interage com todos os atores da escola (professores, pais, alunos, direção etc.) e é a guardiã do PPP da instituição. Muitas vezes é uma profissional que necessita de momentos de estudo, reflexão para realizar intervenções positivas que propiciem o crescimento das equipes.
Ações: monitoramento da rotina, análise dos documentos utilizados na gestão pedagógica, estudos sobre o papel do coordenador, subsídios para a formação de professores, devolutivas para reestruturar a prática.


Encontros com especialistas
O conhecimento é um dos principais focos da escola, por isso é necessário que todos os atores pedagógicos estejam sempre atualizados, aprender sempre é uma necessidade básica de qualquer instituição. Por este motivo, participar de palestras e encontros que mostrem tendências é algo de extrema importância para o crescimento profissional de todos que lidam com educação.
Ações: encontros específicos com educadores especializados em inovações práticas e/ou teóricas para enriquecer a postura e prática dos professores de todos os segmentos.


Reuniões de pais
Os pais devem ter clareza dos objetivos pedagógicos da escola e, para isso, a escola precisa organizar os registros de sua prática, para dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos professores e alunos. As reuniões são momentos preciosos para apresentar e orientar as famílias sobre a qualidade das ações desenvolvidas pela escola.
Ações: auxilio na preparação da reunião de pais, palestra para pais com temas definidos a partir da necessidade da escola ou de algum segmento.


Cursos de formação com certificação
Encontros semanais com leituras e temas específicos pertinentes a tendências atuais da educação, com certificação de acordo com participação mínima.


Encontros entre escolas para trocas de experiências
Encontros trimestrais entre escolas parceiras da Caburé, entre gestores e/ou professores, para apresentação de práticas desenvolvidas na sala de aula.


Certificação de excelência para o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola.